Ajuda

Enviar um ticket
Bem-vindo(a)
Login

Quais os riscos ao permitir uma Sobreposição de aplicativo?

Se você visualizou a mensagem "Detectamos outro app sobreposto ao VAGAS.com. Isso pode ser um risco à segurança dos seus dados.", saiba o que isso significa e os riscos de permitir a sobreposição de aplicativos. 


O que é Sobreposição de aplicativo ou TapJacking?


O TapJacking ou Sobreposição consiste em executar dois aplicativos simultaneamente uma tela sobre a outra, dando a aparência de uma única interface. Ou seja, o usuário acredita que realiza toques sobre a atividade que está vendo, enquanto isso, na verdade, está sendo desviado para uma atividade subjacente, que permanece escondida da tela.


Quais os riscos ao permitir uma Sobreposição de aplicativo ou TapJacking?


Os componentes e permissões definidas nas interfaces do sistema podem ser utilizados tanto para fins legítimos quanto maliciosos. Ao permitir essa sobreposição entre aplicativos, isso pode resultar em realização de mudanças na configuração do sistema operacional android ou iOS, download e instalação de software não confiável pela internet, Play Store ou iTunes.

A sobreposição de aplicativos tem sido uma das técnicas mais utilizadas pelos cibercriminosos para o roubo de dados pessoais ou credenciais em dispositivos móveis.


Como posso me proteger de TapJacking ou Sobreposição de aplicativo?


Como podemos observar, o TapJacking ou sobreposição é uma atividade que consiste em executar dois aplicativos simultaneamente, mostrando duas atividades sobrepostas.

Agora que sabemos o que é TapJacking ou sobreposição é importante ter bastante cuidado quando aceitamos solicitações que permitem a sobreposição ou utilização simultânea entre aplicativos, avaliando se realmente confiamos na execução do aplicativo.


Para mais informações, consulte nossas Dicas de Segurança.


Boa sorte em sua carreira!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.